Como aprendemos a nos relacionar? Quais são nossos modelos de relacionamento?
Na escola você aprendeu qual é a forma saudável de se relacionar com alguém?
Onde aprendemos o que é sexualidade?
Alguém conversou com você sobre isso, quando começava a sentir a ação dos hormônios no seu corpo e na sua mente?
Você sabia que sexualidade é diferente de genitalidade?
Sexualidade é uma energia de vida que nos impulsiona para a vida, que nos secciona da Família de Origem e nos impulsiona para a construção de um novo sistema familiar.
Muitos acreditam que a sexualidade só serve para dar prazer e para reprodução, isso na verdade é genitalidade. Sexualidade é muito mais que isso.
Com a sexualidade somos capazes de seguir adiante, de nos aventurar, sem essa energia nos conectamos com algumas funções, como de nossa mãe ou nosso pai e deixamos de ser mulheres e homens sexuados.
Então se nossos modelos foram esses, onde mulher e homem só nos mostraram suas funções como mãe e pai, seguimos para a vida acreditando que é isso que devemos buscar num relacionamento. Por isso, frequentemente as pessoas dizem que se casaram para ter uma família, para ter filhos, para sair de casa, etc.
Se a base dos relacionamentos não é o amor, os filhos que deveriam vir do excesso de amor do casal, acabam vindo do vazio do casal, ou do vazio de cada um e acabam ficando na função de preencher esse vazio, ou unir esse casal pai e mãe, porém acabam separando o casal homem e mulher.
Piora quando esse casal se relaciona a partir de seus traumas infantis, deixando que suas crianças internas dominem as situações, inclusive na criação dos filhos. Você já deve ter ouvido um casal se tratar como “Pai” ou “Mãe”, o que demonstra que se veem somente como uma função e não como pessoas, deixando a sexualidade de fora desse sistema.
Para você isso seria normal? Lendo aqui sobre a importância da sexualidade, acha que é saudável?
Você pode ter uma visão ampliada do que é um relacionamento saudável e ser um modelo melhor para seus filhos, conheça mais sobre o método Consciência Sistêmica e sobre o Consciência Mulher, formulado especialmente para o público feminino.
Onde estamos