No Brasil há grande número de pessoas interessadas em cursar Pedagogia e apesar das dificuldades enfrentadas por essa classe de profissionais, ainda assim o desejo de participar na formação das pessoas, gera um enorme interesse.
Passamos muito tempo preocupados com a metodologia do ensino e hoje existe uma nova necessidade na área da Pedagogia, que é entender e trabalhar o emocional das pessoas. Passamos a falar em QE - Inteligência Emocional, além do QI.
As disfunções familiares influenciam diretamente as crianças e jovens no ambiente escolar e na vida. Professores e educadores, assim como proprietários de escolas, precisam se preparar no sentido de trabalhar o emocional no sistema escolar.
No sistema saudável, o aluno ao chegar na escola, já passou pelos aprendizados da família, cuja função é dar a base emocional. A Família ensina a conhecer o mundo interno e a escola vai preparar o aluno para a vida aqui fora. Ensina a conhecer o mundo externo.
Por outro lado, o professor conhecedor do método de Consciência Sistêmica, vai trabalhar mais equilibrado, sem misturar sua função com a função da família, evitando emaranhamentos que acabam por adoecê-lo, levando a afastamentos por estresse e depressão, que vem assolando grande parte dos professores.
O professor aprende a lidar com seus próprios traumas e ensina seus alunos a explorar de forma mais saudável todo o potencial que possuem, conseguindo resultados fantásticos na educação, desde capacitação profissional e acolhimento dos alunos, até maior desempenho de todos envolvidos.
Essa é a Consciência Sistêmica na Pedagogia, rompendo paradigmas por um futuro promissor.
Onde estamos